top of page

Resenha / Crítica: Cinemagia - A História das Videolocadoras de SP / 2017 / Brasil / Direção: Alan O


Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês? Depois de quase dois anos de ausência dos posts do blog, retomarei as atividades de escrita aqui nesse espaço, trazendo sempre conteúdos relacionados ao universo do cinema, seriados, livros e música. Nesse período, comecei a produzir conteúdo para um canal no youtube. O nome do canal é: Maurício Miranda (Criativo, não é verdade?).

Nesse espaço em específico, trato sobre os mesmos temas abordados aqui no blog. Entretanto, como todo mundo sabe, o conteúdo de vídeo é mais rápido e prático, mas senti a falta de me expressar através das palavras também. Decidi por voltar as atividades do blog, trazendo novos conteúdos, pelo menos duas vezes por semana. A ideia é produzir novos textos, no começo e no final da semana. É isso aí! Sejam bem-vindos!

E para desenferrujar a escrita depois de tanto tempo, apresento para vocês o documentário "Cinemagia - A História das Videolocadoras de SP", lançado recentemente, pela ótima distribuidora Versátil Digital. Assisti a esse filme através da plataforma do youtube, aluguei o conteúdo pela internet - novos tempos meu amigo... - e conferi o documentário que é de extrema relevância para os apaixonados por cinema. O documentário narra o surgimento das videolocadoras de São Paulo, com entrevistas de donos de videoclubes, locadoras, empresários do ramo de distribuidoras de filmes, clientes e críticos. O filme dirigido por Alan Oliveira infelizmente retrata a ascensão e queda desse modelo de negócio, devido à chegada de grandes lojas (como a BlockBuster), pirataria e serviços online de compras de filmes, a Netflix e companhia. Não sei se vocês perceberam - juro que foi proposital - o modo como assisti a esse filme (através do streaming do youtube), já é um grande indício de como esse antigo modelo de negócio está fadado ao fracasso. Aliás, recentemente, a 2001 Vídeo Locadora anunciou no seu site de vendas que está encerrando as atividades do seu e-commerce. Há alguns anos, a empresa já tinha fechado as suas lojas físicas e, infelizmente, encerra, de forma permanente, as suas atividades comerciais. Tive o prazer de trabalhar por dois meses na 2001 Vídeo Locadora, localizada no bairro do Sumaré. É verdade, foi muito pouco tempo, mas foi o necessário para ficar "maluco" por tantos filmes, nos formatos VHS e DVD que ainda não tinha assistido no cinema ou em casa. Os colegas de trabalho eram apaixonados por cinema e esse desejo de conhecer cada vez mais sobre a a sétima arte me acertou em cheio. Logo após esse breve período de trabalho na 2001 Vídeo Locadora, fui trabalhar na Livraria Cultura, outra grande escola de trabalho e conhecimento. Bom, mas vamos voltar a falar sobre o documentário. Temos a presença de várias vídeo locadoras conhecidas da cidade de São Paulo: 2001 Vídeo, Hobby Vídeo, Vídeo Norte, Premiere Vídeo, Splash Vídeo e outras empresas de home-vídeo.

Gostei muito do documentário, aprendi sobre a origem do trabalho das vídeos locadoras, do seu "fundador" aqui no Brasil e do posterior "boom" desse modelo de negócio na cidade de São Paulo. Foi uma experiência nostálgica, cheia de alegria e saudade. Valeu cada minuto. É estranho pensar que muitas pessoas nem saibam direito como é a experiência de alugar 3 ou 4 filmes no final de semana. Ficar ansioso por ter tantos filmes para assistir e, muitas vezes, devolver na segunda-feira os filmes sem ter terminado de conferir todas aquelas obras do cinema. Não tem jeito, dá uma baita de uma saudade. Recomendo esse documentário a todos os apaixonados por cinema. Grande abraço.

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page