top of page

Resenha / Crítica: O Perfume / Editora: Best Seller (Best Bolso) / 2015 / Autor: Patrick Suskind


Boa tarde pessoal!!! Hoje, é dia de mais uma resenha de livro no blog. Estou bastante empolgado, comprei mais livros para adicionar a minha leitura e, posteriormente, escreverei a resenha de alguns destes livros aqui no blog. Enfim, vamos ao que interessa meu povo!!! França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

O livro conta a história de vida de Grenouille, desde o seu nascimento - muito sofrido por sinal - até a sua maturidade, tornando-se um genial perfumista. No início da leitura, acredito que o leitor terá uma sensação de estranhamento, já que a narrativa é bem detalhada e possui uma característica bem interessante: Ela têm o poder de aguçar o nosso sentido olfativo. Sim, isso mesmo. Temos presente a descrição de vários elementos da natureza e a implicância de cada um dentro da própria história. Particularmente, o olfato não é o sentido mais aguçado da minha percepção sensorial, ou seja, existem no livro a descrição de inúmeras substâncias que Eu nunca ouvi falar ou nem imagino como seja o seu cheiro de fato. Contudo, isso não prejudica a leitura do livro, pois a narrativa de Suskind nos proporciona a possibilidade de participar da narrativa não apenas como um observador privilegiado, mas sim como um leitor atencioso e que se coloca no lugar do personagem principal. Não é novidade para ninguém que o livro narra a história de vida de um assassino, mas, definitivamente, o modo de contar essa história é autêntico. O começo da leitura é meio difícil ou causa algum estranhamento. Aos poucos, já inseridos no modo do autor de contar a história, podemos nos deliciar com cada momento da narrativa. Eu fiquei muito surpreso com a resolução da trama, realmente, muito perturbadora e original. No final, fiquei satisfeito com a leitura de mais uma bela história. Ah, não poderia deixar de mencionar a existência de um filme baseado na obra. Ainda não assisti a película, mas tenho amigos que assistiram e que recomendam a visualização da obra. Abs

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page