top of page

Resenha / Crítica: La Règle Du Jeu / A Regra do Jogo / França / 1939 / Direção: Jean Renoir


Boa Noite! "A Regra do Jogo" é o primeiro filme que assisti do diretor francês Jean Renoir. O meu contato com a sua obra foi movido pela curiosidade, apesar de alguns clientes terem me recomendado o contato com a sua obra cinematográfica. O tempo foi passando e o acaso me levou a visualização da película. Todos os filmes visualizados para o blog são da distribuidora Versátil que realiza um ótimo trabalho tanto na escolha dos títulos a serem distribuídos no Brasil como o cuidado com todos os aspectos técnicos e etc. A versão que tenho em casa é da coleção da Folha de São Paulo. A coleção é muito interessante, com um trabalho fotográfico e informativo que agrega valor ao produto. É claro, não é uma enciclopédia de informação, esse não é o objetivo do produto, mas consegue manter os sonhos vivos. Tenho um carinho muito especial por esse filme, não é exagero da minha parte afirmar que o filme me ajudou muito a compreender vários aspectos da minha vida e do mundo. De fato, fiquei muito sensibilizado com a película, com a simplicidade e a genialidade de Renoir. Ah, acabei de me lembrar! O filme também me chamou a atenção pelo fato de ser considerado como uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos. "A Regra do Jogo" tem uma nota bem alta no imdb (8.0). Bom, se bem que Eu já vi cada nota absurda no imdb que é melhor nem comentar aqui no blog. As minhas resenhas e críticas são do mesmo nível que o imdb, ou seja, fique sempre com a sua opinião, mas não se esqueça de alterá-la com uma certa frequência também. A película narra a história do aviador André Jurieux (Roland Toutain) que acabou de realizar um façanha heróica com o seu avião. Jurieux é recebido no aeroporto por centenas de pessoas, jornalistas e figuras políticas de importância. Entretanto, o aviador fica desconcertado com a descoberta que a sua amada Christine de la Cheyniest (Nora Gregor) não estava presente no aeroporto. Pronto, movido pela emoção, Andre faz uma declaração no rádio "Estou muito triste. Nunca sofri tamanha decepção. Tentei essa façanha por uma mulher. Ela nem se deu o trabalho de vir me esperar. Declaro publicamente que ela foi desleal." Octave (Jean Renoir) é amigo do aviador e, também, amigo íntimo de Christine e da sua família. Após um leve acidente automobilístico, Octave convence Christine e o seu marido - Marquês Robert de la Cheyniest (Marcel Dalio) a receber o aviador no "Coliniére". O Marquês sabe do romance platônico da esposa e do aviador e mesmo assim concorda com a proposta de Octave. A cena do diálogo entre Octave e o Marquês é maravilhosa, de uma simplicidade e beleza desconcertantes. Algo complexo, falado de uma maneira tão simples e direta. Contudo, não se enganem, por que o mais importante é o que ainda está por acontecer no filme. Aliás, o roteiro do filme é impecável. Ele foi escrito por Jean Renoir com a colaboração de Carl Koch. "A Regra do Jogo" é um filme muito bem filmado, tendo sido considerado pioneiro no uso de profundidade de campo, que é uma técnica visual que dá valor equivalente a situações que ocorrem ao fundo e à frente das cenas. Com a finalidade de abafar o caso, o Marquês convida um grupo de amigos para passar um final de semana de caça em seu castelo particular. O filme se desenvolve de maneira brilhante, por que o que se revela como mais importante no filme não é apenas a troca de diálogo entre os personagens e, sim, aquilo que não é falado, mas pode ser devidamente observado. É mais um filme de Renoir que têm uma infinidade de cenas maravilhosas e com diálogos inesquecíveis. Faço questão de não escrever mais nada sobre o filme. Assisti a película apenas duas vezes, mas o filme é merecedor de muito mais que isso. Sem dúvida alguma, um dos filmes mais marcantes que assisti na vida. Espetacular. Sensacional. Simples. Recomendo.

Abs,

(Originalmente publicado em 16/11/2012).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page