top of page

Resenha / Crítica: Insônia / Editora: Suma de Letras / 1994 / Autor: Stephen King


Boa tarde pessoal!!! Antes de iniciar os meus comentários sobre o post de hoje, gostaria de dizer que não adicionei uma imagem do livro, pois o blog está com problemas. Assim que tudo voltar ao normal, adicionarei a imagem correta no post, beleza? Bom, estou de volta ao blog, depois de um mês de ausência. Muitas saudades de escrever por aqui, mas fiquei bem ocupado lendo o livro do mestre - Stephen King. Afinal são 701 páginas de leitura, não é um livro que se leia de um dia para o outro, se bem que eu dei uma enrolada na leitura desse livro, tenho que informa-los também. Insônia é o primeiro livro do autor norte-americano postado aqui no blog. Entretanto, não é o primeiro livro que leio de King. Li as duas primeiras edições da série a "Torre Negra", mas não prossegui a leitura com os demais volumes da série. Estou pensando em retomar essa leitura ou começarei a ler a série Game of Thrones de G.R.R.Martin. Estou em dúvidas ainda, se encararei uma série tão longa de livros, pois gosto de algo mais rápido e fluido, mais compacto mesmo. Se é que me entendem... Vamos ao que interessa. Insônia foi um livro publicado em 1994 e que narra a história de Ralph Roberts, um aposentado, na faixa dos seus setenta anos de idade, casado com Carolyn, mas que subitamente começa a ter crises de insônia. No início, não parece ser um grande problema, mas aos poucos, ele vai acordando cada vez mais cedo e, praticamente, quase já não dorme mais. Com o surgimento da insônia, Roberts começa a enxergar as auras das pessoas, algo que, aparentemente, somente ele mesmo consegue visualizar ao seu redor. A partir daí começa o mistério do livro. O que são essas auras? Para que servem? Por quê Ralph começou a enxerga-las? Quem é o responsável por tudo isso? Esse é apenas o ponta pé inicial do livro, temos vários personagens interessantes e criativos ao longo da narrativa. O livro é muito bem escrito e história é coerente com o seu enredo, faz sentido tudo que vai acontecendo no decorrer da trama. Não posso esquecer de mencionar que o livro é uma espécie de prólogo para a série "Torre Negra" e o leitor mais curioso, terá a oportunidade de conhecer alguns personagens mencionados nesse universo. Pessoalmente, comecei a me empolgar para valer com o livro quando já estava na metade de sua leitura, os fatos novos e a curiosidade em saber o que teremos nas páginas a seguir; A vontade de descobrir e, quem sabe adivinhar os próximos passos, tudo isso está vivo e presente na leitura desse livro. Serei chato, mas quem ainda não me acompanha, sabe que Eu não gosto de realizar spoilers de livros e cinema em geral. Então, vou deixar esse livro como desafio a quem se interessar, com a possibilidade de descobrir uma história muito boa, sobre pessoas "normais" e com problemas, na maioria das vezes, reais também. Recomendo.

Abs,

(Originalmente publicado em 28/08/2015).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page