top of page

Resenha / Crítica: The Last Waltz / O Último Concerto de Rock / Estados Unidos Da América, 1978 / Di


Boa Tarde! Hoje é o dia escolhido para escrever sobre alguns filmes do diretor norte-americano Martin Scorsese. Não é exagero afirmar que, atualmente, Martin é o maior diretor norte-americano em vida. Realmente, o cara é um excelente cineasta, tímido, mas é uma figura muito carismática. Eu assisti a quase todos os documentários musicais realizados por Scorsese. "The Last Waltz" era uma exceção, apesar de ter comprado o filme há um bom tempo. Tenho como proposta resenhar filmes ainda desconhecidos por mim e, é claro, obras cinematográficas relevantes e/ou interessantes. Apesar que os próximos posts serão de filmes que Eu já conhecia da obra de Scorsese, mas pintou aquela vontade de assistí-los mais uma vez. "The Last Waltz" é o registro da despedida do grupo canadense - The Band - que após 16 anos de estrada, decidiram aposentar a banda. Essa não é a primeira "aventura" de Martin na música. Apesar de não ter crédito como diretor, Scorsese participou ativamente das gravações de Woodstock (1970). Na época, Martin acabou se desentendendo com o diretor principal e teve apenas algum crédito nas edições de imagem do concerto. Eu nunca fui um admirador do grupo, mas com o passar do tempo conheci algumas músicas. Contudo, sempre soube da importância do grupo na cena do rock, mas com o documentário, descobri que o grande incentivador do grupo foi o mito Bob Dylan. Inclusive, antes de ser batizado como "The Band", o grupo saiu em excursão com Dylan, servindo como banda de apoio. O show é simplesmente impecável. Scorsese intercalou a apresentação final da banda com pequenas entrevistas, uma marca pessoal do cineasta. Temos vários artistas convidados. Eric Clapton, Neil Young, Joni Mitchell, Van Morrison, Neil Diamond, MuddY Waters, Dr.John, Ronnie Hawkins e o grande final com Bob Dylan + "todos juntos no palco". Fiquei feliz em conhecer um pouquinho mais dessa excelente banda. Vale a pena conferir.

Abs,

(Originalmente publicado em 30/07/2012).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page