top of page

Resenha / Crítica: Schindler´s List / A Lista de Schindler / Estados Unidos da América, 1993 / Direç


Boa Tarde! A Lista de Schindler é um dos filmes mais emocionantes que Eu já assisti na minha vida. E, veja bem, Eu não tenho descendência judaica, sou de família católica. É verdade também que não tenho formação religiosa, mas é curioso, pois Eu tenho muita fé e força de espírito. Tenho certeza que o povo judeu se orgulha de mim. Antes de contar um pouco da história dessa obra-prima realizada por Spielberg, contarei algumas curiosidades em relação ao filme. A Lista de Schindler é um filme que demorou para ser realizado. Desde a década de 60, Poldek Pfefferberg, que foi um dos "judeus de Schindler", e fez como a sua missão de vida contar a história de seu salvador. Eu sei, ainda não não contei quem foi Schindler, mas isso não irá tardar. Pfefferberg tentou produzir uma cinebiografia sobre Oskar Schindler com a Metro-Goldwyn-Mayer em 1963, com Howard Koch escrevendo o roteiro,porém o acordo não deu certo. Aconteceram outras reviravoltas nessa história e só para termos uma idéia, antes de Spielberg, foram sondados outros diretores (Sydney Pollack, Martin Scorsese e Roman Polanski, p.ex). A mãe de Polanski morreu em Auschwitz,e ele viveu no Gueto de Cracóvia. Polanski eventualmente dirigiu seu próprio filme sobre a II Guerra em 2002, com O Pianista. Eu vi uma frase de Scorsese que ele acreditava que o filme tinha que ser dirigido por um cineasta de descendência judia. É, parece que foi um sábio conselho. Vamos a uma breve resenha do filme. Schindler (Liam Neeson) era um empresário alemão que se mudou para a Polónia durante a segunda guerra mundial, com o objetivo de ganhar dinheiro com a situação. Abre em Cracóvia uma fabrica onde todos os empregados são judeus vindos do Gueto de Cracóvia. Em 1943 o gueto foi desativado e os moradores foram enviados para o campo de concentração de Plazow, onde os trabalhadores de Schindler trabalhavam durante o dia na sua fabrica e a noite voltavam para o campo de concentração. Em 1944, com o avanço das tropas russas, o campo recebeu ordens para ser desativado e para evitar que os seus trabalhadores fossem mortos, Schindler suborna os responsáveis, comprando cerca de 1100 pessoas tendo levado-as para outro local onde estariam a salvo. No fim da guerra Oskar Schindler tornou-se num herói para todos os judeus e para o estado de Israel, local onde foi enterrado quando faleceu. Essa á mais uma breve resenha que localizei na internet, e sem dúvida alguma, é um filme indispensável para todas as pessoas que amam o cinema. É claro, não será uma viagem fácil, mas vale muito a pena. Eu não conseguia parar de chorar ao término da película. Um detalhe importante: A película foi gravada em preto-e-branco, com algumas pequenas exceções, mas não entrarei em maiores detalhes para não estragar a surpresa de descobrir o filme. Liam Neeson está ótimo no papel de Schindler assim como o funcionário Itzhak Stern, interpretado pelo excelente Ben Kingsley. Ralph Fiennes dá vida ao implacável oficial Amon Goeth. Ralph Fiennes dispensa comentários, que maravilhoso ator, dá vontade de cometer inúmeras atrocidades contra o seu personagem. A trilha sonora composta por John Williams é maravilhosa tb e conta com a colaboração de Itzhak Perlman no violino. Li na internet que o roteiro do filme foi algo que deu muito trabalho e o resultado não poderia ser outro mesmo. Formidável. A fotografia é algo de imenso destaque no filme também. A Lista de Schindler conquistou 07 estatuetas no Oscar de 1994 nas categorias:Melhor Filme: (Steven Spielberg),(Gerald R. Molen) e (Branko Lustig); Melhor Diretor: (Steven Spielberg);Melhor Roteiro Adaptado: (Steven Zaillian); Melhor Fotografia: (Janusz Kamiński);Melhor Direção de Arte: (Ewa Braun) e (Allan Starski); Melhor Edição: (Michael Kahn); Melhor Trilha Sonora Original (John Williams). Enfim, gostaria de detalhar o filme, existem inúmeras cenas e diálogos maravilhosos. Entretanto, como vocês já devem saber, Eu não gosto de descrever muito sobre os filmes que Eu tenho muito apresso. Se, assim como Eu, você ainda não tinha assistido a esse filme, por favor, arruma um jeito de se emocionar com essa linda história. Uma linda história contada pelo mestre, grande contador de histórias.

Abs,

(Originalmente publicado em 10/08/2012).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page