top of page

1 Livro Por Semana É Pouco? - Resenha / Crítica: Wonder Struck, 2011/ Autor: Brian Selznick


Boa Tarde! Tudo bem com você? Espero que a sua semana esteja repleta de desafios e novidades. Afinal, hoje é mais um dia de amor e luta. É sempre assim quando estamos entrando em contato com tantos elementos novos e estimulantes. Essa coluna têm como objetivo apresentar aos leitores do blog um livro por semana, de literatura brasileira ou estrangeira, nos alimentando com a fome e a sede da troca de conhecimento. Eu desejo muito que as pessoas tenham a vontade de participar e compartilhar a sua opinião, conhecimento, experiência e as "famosas" e valiosas dicas. Bom, antes que esse sonho se torne realidade, Eu continuarei aqui, sonhando e trabalhando duro, na "peleja pelada" do dia-a-dia.<br /> Wonder Struck é o nome do segundo livro de Brian Selznick, autor norte-americano, nascido no estado de New Jersey (EUA). Atualmente, Selznick é reconhecido no mundo todo por ser o gênio criativo e talentoso responsável pela confeccção do premiado livro "A Invenção de Hugo Cabret (2007)". <blockquote>Selznick recebeu a Medalha Caldecott 2008 para The Invention of Hugo Cabret. Ele também ganhou a honra Caldecott para os dinossauros de Waterhouse Hawkins, em 2002. Nas premiações incluem o Prêmio Bluebonnet Texas, o Prêmio de Rhode Island de livros infantis, e o Prêmio Christopher. The Invention of Hugo Cabret também inspirou os alunos para a ação, incluindo uma classe da quarta série encenar um festival de cinema mudo, e um grupo de alunos da quinta série que transformou o livro em uma dança moderna de 30 minutos. (Fonte: Wikipedia) </blockquote>Eu tive a oportunidade de ler esse livro por intermédio da minha namorada. O nome dela é Liana e ela também teve a bondade e a delicadeza de me indicar o livro "A Invenção De Hugo Cabret". No meu trabalho, um outro colega que se chama Daniel, em algumas oportunidades e com grande entusiasmo, me falou da beleza e criatividade da obra. Entretanto, li o livro de "Cabret" apenas no ano passado e fiquei, simplesmente, feliz e encantado com a recente descoberta. Recentemente, emprestei o livro para o meu irmão Roberto. E, pode ter a certeza, que essa história se repetirá sempre com esse livro. O desejo sincero de compartilhar. Wonder Struck é o título original, com a tradução em português, podemos aproximar o título para "Maravilhado". Estranha a palavra, certo? Contudo, essa palavra existe no dicionário português e possui um lindo significado. Eu gostei também de um outro significado para um possível título em português para o livro. Dou a sugestão para batizá-lo de "Atingido Por Um Raio". Enfim, vamos ao que interessa. Na trama, seremos apresentados, simultaneamente, a duas histórias (Obs: Se você ainda NÃO leu o livro "A Invenção De Hugo Cabret", antes de mais nada, aconselho a lê-lo). Ben e Rose desejavam que as suas vidas fossem diferentes. Ben Wilson desejava conhecer o pai que ele nunca teve a oportunidade de saber quem ele realmente é ou foi de verdade. Rose sonha com uma famosa atriz misteriosa cuja vida é narrada em recortes de revistas. Ben é uma criança muito viva e criativa, apesar de ter apenas 12 anos de idade é um colecionador nato. Separei um trecho inicial do livro, muito representativo do mundo real e imaginário que o garoto se encontra e, em muitas oportunidades, esse será o caminho de conflito e luz percorrido pela criança. Something hit Ben Wilson and he opened his eyes. The Wolves had been chasing him again and his heart was pounding. He sat up in the dark room and rubbed his arm. He picked up the shoe his cousin had thrown at him and dropped it on the floor. "That hurt, Robby! Robby muttered a few words. "What?" Ben asked. "What? What? Can´t you hear me? Are you Deaf? Na sua época, Rose é uma criança que aparenta ter a mesma idade de Ben Wilson. A garota, praticamente, não sai de casa e o seu quarto é o seu mundo real e, ao mesmo tempo, é a sua fonte inspiradora e criadora de desejos e sonhos. Abaixo, um desenho que faz parte da comunicação realizada pela personagem. Na falta de palavras, nada melhor que uma bela e significativa imagem, certo? Selznick utiliza-se da mesma técnica apresentada em "Cabret". Seremos apresentados a trama com imagens, em preto-e-branco / sombreado, alternando-se com um roteiro simples, mas cheio de metáforas e significados. De repente, alguém pode se questionar o porquê do autor repetir um modo parecido de comunicação. Olha, veja bem, isso Eu já não sei responder com precisão, mas o que interessa é que o artista é um gênio e a sua obra está em franca evolução. Sinceramente, Eu não consigo compreender as pessoas que criticam a obra de um artista, simplesmente, pelo fato de uma "nova obra" ser relacionada diretamente com esse mesmo artista."Ah, olha só, o autor está se repetindo, que falta de criatividade...". Desculpem-me, mas Eu não consigo entender esse tipo de crítica. No decorrer da história, Ben e Rose, cada um na sua época buscarão realizar o sonho de suas vidas. O tema está relacionado ao amor e a família e com o desenvolvimento da história teremos a oportunidade de entender qual a verdadeira semelhança dessas duas histórias aparentemente diferentes. Eu gostei muito de "Cabret", o livro é lindo, mas Eu me sensibilizei ainda mais com esse novo livro de Selznick. É claro, o tema cinema e música encontram-se presentes na história. Selznick, realmente, é um gênio criativo, conseguiu realizar a proeza de colocar palavras, imagens e idéias em constante movimento. Enfim, há muito a se falar e escrever sobre o livro. Quem sabe, se você topar o desafio e ler o livro, não poderemos conversar mais a respeito dessa linda e memorável história. Espero que tenham me escutado.

Abs,

(Originalmente publicado em 04/04/2012).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page