top of page

1 Livro Por Semana É Pouco? Resenha / Crítica: O Palácio De Inverno / Editora: Companhia Das Letras


Boa Noite! "The House Of Special Purpose" ou "O Palácio de Inverno" é um livro escrito pelo romancista irlandês - John Boyne - famoso por ter escrito o livro "O Menino Dos Pijamas Listrados (2006)". Acredito que a maioria das pessoas conheça a adaptação realizada para o cinema. Aliás, esse é um filme que Eu preciso rever, já não me lembro de muita coisa importante que acontece na história. Enfim, quem sabe, esse tema ainda pode virar um post. "O Palácio de Inverno" foi mais uma sugestão de leitura da minha namorada. É verdade que estou com alguns livros aqui em casa para ler e, dessa maneira, fazer com que a "mesa de leitura" gire e siga o seu caminho. Afinal, não vejo a hora de comprar mais livros!!! Entretanto, a minha namorada disse que Eu tenho muitos livros ruins aqui em casa. Ainda não estou convencido com a suposta veracidade do seu comentário. A partir da próxima semana, realizarei a resenha dos meus livros ruins. Brincadeira a parte, vamos a uma breve resenha do emocionate livro escrito pelo irlandês John Boyne. Geórgui Danielovitch Jachmenev é um cidadão russo, nascido numa pequena aldeia chamada Cáchin. Geórgui, para os mais íntimos é conhecido como - "Pascha" -, pois na sua infância era uma criança de estatura pequena se comparado a outros de mesma idade. Ele era o filho mais novo de uma família que tinha ainda mais três mulheres. O seu início de vida foi muito duro e difícil, já que a sua mãe era dona-de-casa e o seu pai era um modesto lavrador. Ah claro, não posso me esquecer de um importante detalhe. Nessa época, estamos situados no começo do século XX e a Rússia é governada pelo czar Nicolau Nicolaievitch. Os descendentes da família Romanov governam a Rússia há mais de trezentos anos. É interessante que na escrita de Boyne seremos transportados para vários lugares diferentes. E não escrevo isso apenas para reforçar a força da narrativa e, sim, para enfatizar que a história narrada é esmiuçada através do tempo. Presente. Passado. Futuro. Seremos apresentados a uma história onde o protagonista é Geórgui Jachmenev, conheceremos a sua história de vida. É claro, temos vários personagens importantes, mas esse é o tipo de livro que você deve pegar e sair lendo, sem saber muito sobre a sua história. O livro é muito bem escrito, com a sua narrativa navegando entre o passado, presente e futuro. É claro, para quem lê o livro, a relação temporal depende de inúmeras variantes e esse fato é algo muito bem conduzido no decorrer de toda a história. Ah, é uma linda história de amor. Um romance Histórico. Emocionante, conduzido com muita delicadeza e com a dose certa de violência. Infelizmente, não vou escrever mais nada sobre o livro. Tenho medo de estragar a surpresa para as pessoas que desejarem iniciar essa linda história de amor. Recomendo.

Abs,

Obs: Obrigado Li!

(Originalmente publicado em 15/08/2012).

Destaque
Tags
Nenhum tag.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page